O que Habermas disse ao professor Bento quando esteve no Brasil.
AGUARDE!
UM PERFIL POUCO FILOSÓFICO e NÃO NECESSARIAMENTE POLÍTICO / ENDLICH EIN NICHTPOLITISCH-PHILOSOPHISCHES PROFIL / A LESS PHILOSOPHICAL-POLITICAL PROFILE
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Habermas - Filósofo que esquia e lava pratos
Nos meses de março e abril deste 2010, tivemos uma tarefa difícil: ler e entender os perfis que Habermas escreveu para Marcuse, Bloch, Gadamer e G. Scholem. Uma estudiosa de Bloch disse que aquilo não era bem um perfil; era uma caricatura. E Habermas parecia sempre preocupado com a revolução, com o terrorismo, com o irracionalismo. Agora, em maio, queremos fazer um perfil de Habermas, que não seja muito pesado, do tipo "filosófico-político". Que tal um perfil humano, familiar? Temos fotos dele e até charges e vídeos. Ele já se aposentou, completou 80 anos e merece um presente: uma imagem mais relax, como sugeriu Zygmunt Bauman.
Habermas in RIO - Eu Fui...
Habermas esteve no Brasil em 1989. Apresentou conferências em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Eu estive nesta última cidade, onde assisti as duas conferências ministradas ali. O público era numeroso e a imprensa garantiu uma grande cobertura ao evento. Tive a oportunidade de conversar rapidamente com ele e guardei o singelo cartaz, que foi reproduzido abaixo, como contribuição à memória da filosofia no Brasil. E tenho dito...
Prof. Bento Itamar Borges
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Monopólio Editorial na Alemanha
Quiz Filosófico
Durante a aula de hoje, fizemos uma exposição das obras do filósofo e cada aluno se encarregará de uma notícia leve sobre cada uma delas para a semana que vem.
- "Conhecimento e Interesse";
- "Direito e Democracia";
- "A Crise de Legitimação do Capitalismo Tardio";
- "Mudança Estrutural na Esfera Pública";
- "Discurso Filosófico da Modernidade";
- "Para a Reconstrução do Materialismo Histórico".
Qual a obra mais relevante? [Há controvérsias]
Qual a obra mais agradável de se ler? [Esperamos que haja consenso... rs]
Qual a obra mais difícil (chata)?
Qual a obra mais traduzida e publicada?
Será que alguma obra mais antiga ficou superada pelo novo paradigma discursivo?
Comentário: não saia daqui quem não souber o que é a teoria do agir comunicativo, ou seja... a antecipação contrafactual da situação ideal de fala.
- "Conhecimento e Interesse";
- "Direito e Democracia";
- "A Crise de Legitimação do Capitalismo Tardio";
- "Mudança Estrutural na Esfera Pública";
- "Discurso Filosófico da Modernidade";
- "Para a Reconstrução do Materialismo Histórico".
Qual a obra mais relevante? [Há controvérsias]
Qual a obra mais agradável de se ler? [Esperamos que haja consenso... rs]
Qual a obra mais difícil (chata)?
Qual a obra mais traduzida e publicada?
Será que alguma obra mais antiga ficou superada pelo novo paradigma discursivo?
Comentário: não saia daqui quem não souber o que é a teoria do agir comunicativo, ou seja... a antecipação contrafactual da situação ideal de fala.
Qual é a graça? Explicando...
A charge apresentada aqui na semana passada é, na realidade, uma paródia da original:
Charge original de Volker Kriegel
Horkheimer era o 'grandão', que abraçava os outros filósofos (Habermas, Adorno e Marcuse), uma vez que era ele o diretor do Instituto de Pesquisa Social, que unia os outros três. A paródia se deu por apresentar a mesma charge, mas com Habermas como o 'paizão', pois ultimamente ele se tornou o filósofo mais importante da escola alemã.
Horkheimer era o 'grandão', que abraçava os outros filósofos (Habermas, Adorno e Marcuse), uma vez que era ele o diretor do Instituto de Pesquisa Social, que unia os outros três. A paródia se deu por apresentar a mesma charge, mas com Habermas como o 'paizão', pois ultimamente ele se tornou o filósofo mais importante da escola alemã.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Qual é a graça?
Remontagem: André Queiroz e Marco Ariel Galvão
Charge original: Volker Kriegel
Montagem original: Congresso Internacional Habermas 80 anos [www.logosdedalos.com]
Resposta na próxima aula.
Assinar:
Postagens (Atom)
